Série: Os 5 pilares da gestão de pessoas – 4º PILAR
4° Pilar: Conhecimento e competência (Por Rafael Ávila)
Por melhor que seja estruturado todo esse sistema que viemos falando ao longo do texto, o sucesso não será possível caso os colaboradores não possuam conhecimento e competência para executar suas tarefas.
Sendo assim, é preciso que seja feito um planejamento que busque montar a melhor equipe possível e criar um ambiente em que todos consigam crescer juntos. Esse processo de construção passa pelo processo seletivo e construção de uma cultura organizacional de valores forte.
Para que isso aconteça o ideal é manter as práticas de gestão por competências – identificando os pontos fortes e as oportunidades de melhoria dos profissionais – e de feedback, que permite estar sempre dando retorno sobre cada ação dos membros da equipe.
Dicas práticas de como aprimorar competências na gestão de pessoas da sua empresa:
1- Pratique a Avaliação de Desempenho baseada em competências – Para isso, defina quais são as principais competências da sua organização e de áreas específicas, estipule pesos para competências mais importantes e realize a avaliação periodicamente.
2- Realize um processo seletivo rigoroso (e transparente) – Uma das piores coisas que pode acontecer é você colocar uma pessoa para dentro da sua empresa que não esteja alinhada com os seus valores ou com o que sua empresa faz no dia a dia. Por isso, seja o mais sincero possível em relação a salário, horário de trabalho, possíveis horas extras e nível de pressão. Não se contente em contratar pessoas mais ou menos. Só contrate pessoas que realmente sejam muito boas!
Até o nosso próximo encontro com o quinto e último pilar da série.
Bons resultados e lembre-se, automotivação é fundamental!