Inovação Incremental
O termo inovação é bastante abrangente e já é muito popular no vocabulário dos empreendedores. Por isso, nós decidimos explicar melhor para você o conceito de inovação incremental e sua importância. Mas antes de falarmos sobre esse tipo específico de inovação, é importante que você aprenda alguns conceitos.
Descoberta, Invenção ou Inovação?
De acordo com o Professor Mario Sergio Salerno, do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação da USP, esses são três conceitos distintos.
Descoberta
A descoberta é um fato ou conceito científico que precisa ser validada, ou seja, deve ser reconhecida socialmente.
Por exemplo, apesar de já haver pessoas habitando o território brasileiro antes da chegada de Pedro Álvares Cabral aqui, é socialmente reconhecido que foi ele quem “descobriu” o Brasil.
Invenção
A invenção é um construto físico ou intelectual que geralmente resulta de um desenho ou protótipo. Ela surge a partir de uma ideia que é posta em prática e não necessariamente tem o objetivo de ser lucrativa ou conquistar uma fatia de mercado.
Inovação
Já a inovação, é um conceito econômico e social que se realiza no mercado e a empresa é o agente dela, visto que é a empresa que organiza e gerencia seus processos. Para se falar em inovação é preciso que estejamos nos referindo a algo novo que necessariamente gera negócio e que não é apenas um produto final.
Ela pode ser em um processo, no atendimento ou no marketing e em inúmeras maneiras de aplicá-las a uma organização, serviço ou produto. Então, enquanto Santos Dumont é o inventor do avião, por ter colocado sua ideia em prática e fabricado o primeiro avião da história.
Já a Embraer é uma empresa inovadora, por trazer inovações ao produto inventado por Santos Dumont. É preciso esclarecer também que uma invenção difere de inovação no sentido de que a invenção representa algo totalmente novo, enquanto a inovação não necessariamente está relacionada à um novo invento.
Segundo Peter Drucker, conhecido como o pai da administração:
“Inovação não é apenas fazer coisas diferentes, inovação é também fazer as mesmas coisas de formas diferentes, criando assim novos potenciais de satisfação. ”
As inovações são divididas de acordo com os seguintes tipos:
- Produto
- Serviço
- Processo Produtivo
- Organização
- Modelo de negócios
- Tecnologia
- Logística
- Marketing
Além dessa classificação, as inovações podem ainda pertencer a dois diferentes graus:
- Inovação Incremental
- As necessidades dos clientes são conhecidas;
- A trajetória tecnológica já está bem definida;
- A cadeia da inovação já é conhecida;
- Inovação Radical ou Disruptiva
- Não necessariamente tentar criar um novo tipo de produto;
- Tenta criar novos hábitos de consumo;
- A trajetória tecnológica ainda está em formação;
- A cadeia da inovação ainda precisa ser montada;
Compreendidos os conceitos acima, vamos ao que interessa!
O que é Inovação Incremental?
Para início de conversa, é preciso deixar claro que a inovação incremental não está relacionada à cópia de uma inovação ou invenção já existente, justamente porque trata-se de uma melhoria.
Também conhecida como inovação marginal ou inovação de sustentação, a inovação incremental consiste na adição de incrementos a um determinado produto ou processo.
Esse termo, assim como o termo inovação radical, foi inventado pelo economista e professor de Harvard Joseph Schumpeter. Para ele, a inovação incremental seria algo mais calmo, sustentado por mais tempo sem a quebra de grandes paradigmas.
Por exemplo, ao lançar novos modelos de um mesmo carro, as concessionárias costumam trazer melhorias para continuar cativando seus clientes e conquistando novos.
Quais as principais vantagens da inovação
incremental?
Ao pensarmos sobre os dois graus de inovação, corremos o risco de acharmos que um é mais vantajoso ou importante do que o outro, o que não é verdade.
A incremental é o caminho mais simples para que seu produto ou serviço desperte interesse das pessoas. Além disso, costuma ser mais barata porque envolve menos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, menos arriscada e possui menos complexidade envolvida.
Dessa forma, muitas vezes pode servir para adiar ou até mesmo eliminar a necessidade de uma inovação radical. Fora essas vantagens, vale salientar que praticamente todas as organizações são elegíveis para fazerem uso de inovações incrementais, basta ter criatividade e poder de execução.
E apesar de possuir algumas métricas intangíveis, é possível ter uma ideia razoável de como está o processo de inovação na sua empresa por meio de pesquisas de opinião e criação de indicadores relacionados.
Por que inovar?
No mercado, as indústrias automobilísticas, de tecnologia, alimentícias e de vários outros ramos estão constantemente lançando novas versões dos seus antigos produtos.
Portanto, dominar bem a gestão da inovação é uma questão de prioridade para a sobrevivência no mercado. Não é à toa que a gestão da inovação tem ganhado bastante espaço no mundo dos negócios.
Exemplos de inovação incremental
Smartphones
A invenção dos sistemas Android ou iOS foram grandes inovações disruptivas, no entanto, ao lançarem modelos de aparelhos melhorados todos os anos, as empresas de tecnologia estão fazendo inovações incrementais aos seus produtos.
Da mesma forma acontece com os computadores, os videogames, os aparelhos de TV, entre outros.
Faber Castell
Outro exemplo pode vir da Faber-Castell, empresa que possui “Inovação e Criatividade” como um de seus valores. Com as pontas vai e vem das canetas hidrográficas, ela resolveu o problema comum da perda de canetinhas devido ao fato das crianças desenharem com um pouco mais de força.
A empresa desenvolveu um modelo em que a ponta entra completamente na caneta e volta intacta sem que haja prejuízo para as canetas.
Conclusão
Por fim, é importante ficar atento à necessidade de uma possível inovação radical pois, em ambientes muito competitivos, investir apenas em inovação incremental pode significar um problema.
A Apple e a forma como o lançamento de um aparelho totalmente disruptivo como o iPod é um belo case de como a inovação disruptiva pode transformar a estratégia e o destino de uma organização.
E você, conseguiu pensar em algum exemplo de inovação incremental que fez a diferença?
(Fonte: https://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/)