261,8 bilhões de reais foi o faturamento do setor atacadista e distribuidor em 2018. Os números são expressivos e se você está pensando em como montar uma distribuidora, precisa entender a fundo o que as cifras desse mercado revelam.
Números do estudo divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) em parceria com a consultoria Nielsen apontam também que a movimentação desse setor somou 53,6% do mercado.
A Abad representa um universo que atende diariamente:
1 milhão de pontos de venda
5.570 municípios brasileiros
460 mil empregos diretos
5 milhões de empregos indiretos nos estabelecimento varejistas do país
Isso mostra que a distribuição é um setor muito importante para o crescimento de empresas, uma vez que seus processos são responsáveis por garantir a chegada do produto ao consumidor final.
O estudo da Abad ainda destaca um aumento da regionalização dos negócios, evidenciando o crescimento das empresas de médio e pequeno portes.
O levantamento indica que enquanto as empresas de maior faturamento e atuação nacional tiveram incremento de apenas 2,8%, as de menor porte, com atuação regional, cresceram entre 7,8% e 8,4%.
Dá para dizer que o setor de distribuição é o protagonista de uma cadeia de fornecimento que começa na extração da matéria-prima, na transformação e saída da indústria até a entrega ao mercado varejista e a venda ao consumidor final.
A mercadoria realmente percorre um grande caminho.
E para que essa trajetória seja cumprida com qualidade, eficiência e rapidez, é imprescindível realizar um controle rígido de todos os fatores e riscos que podem interferir nos resultados.
Além dos aspectos legais, jurídicos, financeiros, entre outros, o empreendedor que pretende abrir uma empresa nesse ramo, na prática, precisa entender a fundo sobre gestão de distribuição, ou mais precisa entender corretamente tudo que esta ligado ao supply chain.