Se você é vendedor ou gerencia uma equipe de vendas sabe da importância de ter uma boa gestão de pedidos para que o fluxo da empresa não trave e não aconteçam problemas com o departamento financeiro e o setor de distribuição.
Pensando nisso, resolvemos produzir esse conteúdo com o objetivo de ajudar você a entender e melhorar o gerenciamento dos seus pedidos e destravar a sua força de vendas.
Essa é uma das 14 perguntas que separamos para você fazer a si mesmo nesse post.
Prepare-se para realizar uma auto reflexão que vai ajudá-lo a entender a fundo como está funcionando o seu processo de vendas.
Ao respondê-las, pode ter certeza, ficará muito mais fácil compreender o cenário atual e identificar os pontos que podem ser melhorados.
Organizando o processo de vendas da empresa e a gestão dos meus pedidos
1 – Possuo uma Política Comercial bem definida em minha empresa?
Não tem como pensar em vender mais se você e o seu time não estão sintonizados em cada detalhe da Política Comercial da empresa.
A Política Comercial de uma empresa nada mais é que a definição dos caminhos de comercialização dos produtos e serviços, inclusive de preços.
É por meio dela que a empresa traça regras, estratégias e táticas para ter sucesso comercial.
Sim, uma Política Comercial afinada impacta positivamente no dia a dia da equipe de vendas!
Ou seja, entender a importância da Política Comercial e saber qual o modelo ideal para o seu negócio é fundamental para organizar, otimizar e turbinar o seu processo de vendas.
2 – A Política comercial está totalmente transparente para a minha equipe de vendas?
O equilíbrio, o desempenho e o sucesso da empresa e da sua força de vendas estão profundamente interligados a uma definição clara sobre o ciclo da comercialização de produtos ou serviços, preços, entre outras informações vitais a respeito do negócio.
Mas como meus pedidos podem ser prejudicados por uma má Política Comercial?
Basta imaginar cada vendedor fornecendo dados contraditórios e se abastecendo de informações desconectadas de outros setores. Uma equipe desalinhada passa uma mensagem caótica.
E ninguém quer vender uma imagem de empresa frágil e desorganizada, não é mesmo?
Para estabelecer uma Política Comercial clara é preciso mapear para quem você pretende vender, como e por meio de quais canais quer comercializar, além de deixar muito claro para toda a equipe o que pretende vender.
3 – Tenho mapeado corretamente o perfil de cliente que desejo atender?
Descobrir que você possui clientes em potencial em outros locais, além daqueles que você costuma vender, é uma informação vital para expandir suas vendas.
Portanto, se isso é o que você procura então está na hora de estudar melhor o mercado em que atua. Por meio de pesquisas de mercado você consegue entender o perfil do cliente perfeito para sua distribuidora, indústria ou atacado.
Uma pesquisa de mercado pode ser definida como a coleta de informações com consumidores, concorrentes ou fornecedores para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas.
Seja na distribuidora, no atacado ou na indústria, para realizar uma pesquisa de mercado leve em consideração:
Objetivo da pesquisa: o que você quer descobrir com a pesquisa? Por exemplo: pretende ajustar preços ou definir a variedade ou a qualidade de produtos.
Quem é o público-alvo da pesquisa: com base no objetivo defina se quer ouvir fornecedores, consumidores ou concorrentes.
Tamanho da amostra da pesquisa: determine quantas pessoas vão participar e respeite esse escopo.
Roteiro básico de perguntas: elabore questões diretas e imparciais, que podem ser testadas antes para confirmar se respondem o que você quer descobrir.
Após elaborar o roteiro com as perguntas já validadas, aplique o questionário – sempre buscando ser o mais isento possível para obter respostas genuinamente reais – e ao final reúna todos os dados, analise e identifique as tendências.
Quando (e se) realizada corretamente, as pesquisas de mercado oferecem dados consistentes e que, somados ao know how do empresário, tornam o processo decisório mais rico e preciso.